2003

CARTAZES QUE CONTAM A HISTÓRIA

Primeiro show do ano, Dead Fish. Não tinha como ser um ano ruim, afinal DF é sempre sucesso!

Esse foi o ano onde surgiu pela primeira vez o Skarnaval,  sempre próximo ao feriado oficial do carnaval, uma semana antes ou uma semana depois.  Juntavam várias bandas de Ska, uma banda de marchinhas de carnaval para tocar nos intervalos, decoração, confete e serpentina e pronto. Estava feito o carnaval dos punks.

A idéia foi trazida pelo SapoBanjo e de cara abraçada pelo Hangar. Foi um dos festivais mais longinquos, durou 14 anos, com atrações de vários lugares do planeta.

O bom Skema110 também mostrou sua força com as bandas novas e nesse ano foi gravado um segundo cd, com 22 bandas.

Foi um ano com poucas atrações internacionais, mas com uma cena nacional muito forte. Havia uma grande demanda por conteúdo e várias revistas e sites começaram a aparecer com festas, celebrando os aniversários de existência. Hardcore Brasil e Punknet foram as primeiras a usar esse formato.

Hangar110 é também atitude. Nesse ano os Estados Unidos invadiram o Iraque com o pretexto de que havia armas de destruição em massa, mas todo o mundo sabia que o que eles queriam era o petróleo iraquiano, estava na cara. Tanto que até hoje não apareceram as tais armas. Diante de tanta indignação bolamos uma maneira de protestar, deixando de vender produtos americanos e de seus apoiadores, ingleses e espanhóis.  Substituímos por produtos brasileiros e de outras nacionalidades, que foram bem aceitos por todos, bandas e público. Só voltamos a comercializar após a saída de Bush da presidência americana, isso em 2009.

“Um sábado após o término do show, eu e a Mara já estávamos fechando a porta do Hangar quando apareceu uma pessoa bem vestida, perguntando pelo lugar. Nos apresentamos e ele disse que procurava por um espaço para a locação de um comercial. Perguntamos que tipo de comercial e ele disse que era para uma rede de fast-food americana e na época calculamos que era a do M amarelo. Olhamos um para a cara do outro, demos muita risada, dissemos que não estávamos interessados e fomos embora. Acho que o cara tá tentando entender até hoje o que ele falou de errado.”